segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Túnel Rebouças, carioca cinquentão!

A ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul já era discutida desde a década de 20, quando o arquiteto francês Alfredo Agache desenhou o primeiro plano urbanístico da cidade. Na época, a única opção Norte-Sul existente era o túnel da Rua Alice (Rio Comprido-Laranjeiras), inaugurado ainda no Império, em 1887.

 O primeiro projeto do Túnel Rebouças ficou pronto em 1955, mas o túnel só começou a sair do papel em 1962, com Carlos Lacerda, então governador da Guanabara. Para sua construção, foram empregados 2.600 operários, sendo que 22 deles morreram, vítimas de explosões e desabamentos.

Túnel Rebouças em obras



O Túnel Rebouças foi inaugurado em 3 outubro de 1967 por Negrão de Lima, então governador da Guanabara. Na época, o túnel — que liga o Rio Comprido, na Zona Norte, ao Cosme Velho e à Lagoa, na Zona Sul — foi apresentado como alternativa para reduzir em nove quilômetros a distância entre as zonas Norte e Sul, sendo percorrida em apenas seis minutos.


Resultado de imagem para tunel rebouças dia da inauguração








No dia da inauguração, cariocas fizeram fila para passarem pelo túnel.

As escavações do Rebouças, na gestão de Lacerda ficaram prontas após três anos do início das obras e uma solenidade comemorou o término da escavação das suas quatro galerias. Na abertura do túnel para os carros, ainda não havia sistema de ventilação instalado, a iluminação era precária e não era feito um controle sobre a quantidade de monóxido de carbono no local. Somente em 1968, um ano após a abertura, foi instalado o sistema de controle de poluição.

A princípio, somente carros podiam trafegar pelo túnel Rebouças. Apenas em 1976 foi permitido a uso da via por ônibus. As primeiras linhas que trafegaram pela obra foram 443 (Lins-Urca) e 473 (Triagem-Leme)

Por mês, são recolhidos, em média, quase quatro toneladas de lixo. Entre os achados, há documentos, chaves, celulares e material escolar. Até colchão já foi retirado das pistas.

Resultado de imagem para antonio rebouças


   Os nomes oficiais do túnel, André e Antônio Rebouças, são dos engenheiros abolicionistas, que ao lado de Machado de Assis, Cruz e Souza, José do Patrocínio, foram representantes da pequena classe média negra em ascensão no Segundo Reinado e vozes mais importantes em prol da abolição da escravatura. Netos de um alfaiate português e de uma escrava alforriada, os dois irmãos estão entre os primeiros negros a cursarem uma faculdade no país. Estudaram na antiga Escola Militar e na Escola Politécnica da UFRJ.

Mas histórias inusitadas também, pelo túnel, aconteceram e acontecem.

Os animais também não dão trégua aos controladores de trânsito do túnel. Os visitantes mais comuns são cachorros, mas porco, cabrito, cabra, bode, garça e até vaca já apareceram por lá. A vaca entrou pelo Cosme Velho e foi até o Rio Comprido, passou a mureta divisória e deu a volta pela outra galeria.

Se não fosse o flagrante das câmeras da CET-Rio, ninguém acreditaria que uma broca chegou a perfurar o teto do Rebouças em 19 de maio de 2015, provocando um grande vazamento (além, é claro, de congestionamento). O equipamento era de um morador da Rua Senador Lúcio Bittencourt, no Jardim Botânico, que resolveu furar um poço artesiano. Até hoje, o buraco permanece aberto.


Fonte: acervo O Globo
Fotos:internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!