quinta-feira, 4 de maio de 2017

Há 80 anos Noel Rosa nos deixava...


... com apenas 26 anos.




recorte jornal O GLOBO de 4 de maio de 1937



Resultado de imagem para noel rosaE nos deixava uma herança musical imensa.


Pra marcar a data dois de seus maiores clássicos: Conversa de Botequim, parceria sua com Vadico, cantada por ele próprio, e,  a linda Três Apitos na bela interpretação de Maria Bethânia.

Aliás, a curiosidades da história desta canção:

"Ainda há quem pergunte porque um dos melhores sambas e Noel Rosa se intitula – “Três apitos”, quando, na verdade, a letra só fala de um apito, o da fábrica de tecidos que ali perto vinha ferir os seus ouvidos. 
Outra pergunta é quem seria a musa inspiradora de Noel: Lindaura, a futura esposa, cuja mãe trabalhava na fábrica de tecidos “Confiança”, em Vila Isabel; ou Josefina Teles, a Fina, operária de uma fábrica de botões , no Andaraí. 
Uma terceira pergunta: Por que um samba tão bom só seria gravado por Aracy de Almeida, 13 anos após a morte de Noel? 
Primeiro uma explicação: Quando Noel Rosa se referiu a fábrica de tecidos não quis dizer que musa trabalhava nela. A fábrica Confiança ficava perto de sua casa, de modo que, ao ouvi o apito ele se lembrava de Fina - a verdadeira musa inspiradora que trabalhava na fábrica do Andaraí. 
Quanto os apitos da fábrica Confiança, eram mesmo três. O primeiro às 5h:45 da manhã para despertar os operários que moravam nas redondezas; o segundo às 7h:00, mais longo marcando a hora de entrada e o terceiro às 7h45, curto, para informar que quem chegasse depois perdia o dia.
A razão de Noel não ter visto nem ouvido seu samba gravado é mistério que morreu com ele. Mas “Três apitos” foi muito cantado no rádio pela Aracy de Almeida e pelo próprio Noel Rosa."
( relato de João Máximo, biógrafo de Noel Rosa)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!