terça-feira, 19 de abril de 2016

Hoje, 19 de abril,o poeta Manuel Bandeira faria 130 anos



Carioca de coração, que declarou-se tanto a essa terra em seus textos , infelizmente não é mais tão lembrado, nesses tempos de tão pouca memória, de tão pouca cultura, de tão pouca poesia.

Em 1966, há 50 anos, nos 80 anos de Manuel Bandeira,  o escritor Antonio Olinto, escreveu  
a ele um texto - LOUVAÇÃO PARA MANUEL BANDEIRA -  fazendo um paralelo a seu lindo poema, em homenagem ao quarto centenário do Rio, publicado um ano antes, em 1965.


   


(recorte/ Jornal O Globo de 19/4/1966)



Austregésilo de Athayde, então presidente da Academia Brasileira de Letras, também escreveu

"Bendito seja o mundo que vivemos porque nele vive Bandeira e muito particularmente Bendito seja o Brasil, porque é a terra de Bandeira. 
Ao completar oitenta anos você é o mais jovem dos poetas brasileiros, aquele em quem a esperança não morre, em quem não diminui o entusiamo pela beleza, aquele que melhor exprime e comunica. 
Ocupa um lugar imenso no coração de sua Pátria, de que é, sob tantos aspectos, um símbolo perene, sobretudo nesse amor à liberdade pela qual se bate em prosa e em verso, tenazmente, como Dante ou Milton.... 

Com você aprendemos amar e a honrar a vida do espírito, a prezar a inteligência acima de tudo, a cultivar a gentileza, a amabilidade e o companheirismo..."

***************


NOSSA...OUTROS TEMPOS!

VIVAS A
MANUEL BANDEIRA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!