terça-feira, 12 de abril de 2016

E o Rio ficou a ver navios na passagem do cometa Halley em 1986

 

Há 30 anos cariocas se mobilizaram, lotando praças e praias 
para assistir ao espetáculo no céu, que acabou sendo...
 um fiasco



O anúncio de que o “cometa do século”, batizado de Ison, poderia ser visto entre fins de novembro e início de dezembro de 2013 nos céus do Rio fez os cariocas de mais de 30 relembrarem a visita do Halley, em 1986. 

Mais célebre cometa da História — o primeiro registro sobre sua existência é de 240 a.C. —, o Halley era aguardado com ansiedade, e começou a aparecer, timidamente, em 9 de fevereiro, quando chegou ao seu ponto mais próximo do sol, o periélio. 

No 11 de abril de 1986, quando, segundo os cientistas, estaria mais próximo da Terra, praias e parques ficaram lotados. O Planetário do Rio recebeu dez mil pessoas na semana do cometa, e a venda de lunetas e binóculos triplicou.
 
O resultado foi frustrante. 

Por causa da poluição e do excesso de luzes da cidade, o que se viu foi uma pequena mancha, quase imperceptível a olho nu. Além do mais, ao contrário do senso comum, um cometa não passa. Conforme especialistas, ele se aproxima da Terra, torna-se mais visível. Sem falar que o brilho e o tamanho da cauda dependem da proximidade com o sol. 

Em 1986, Halley estava muito afastado e, por isso, pareceu menor e menos brilhante.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!