quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Leite Fresco logo ali da Lagoa...quem vai?

Anúncio


Cartão-postal da cidade e que, nos Jogos de 2016, será um palco iluminado para as provas de remo e canoagem, a Lagoa Rodrigo de Freitas começou a ser ocupada pelo homem europeu somente dez anos depois da chegada de Estácio de Sá (1520-1567), ou seja, em 1575, com a fundação de um engenho de açúcar, propriedade do Rei de Portugal.  

É o marco do desbravamento das terras da Zona Sul da cidade do Rio.

Como dava prejuízo aos cofres da Coroa, o engenho foi vendido para uma família e assim ficou até 1808, quando tudo foi desapropriado por D. João, que fundou uma fábrica de pólvora e, próximo a ela, o Jardim Botânico. Isso acabou incentivando a expansão de pequenos aglomerados urbanos no entorno da Lagoa, além do bairro de Botafogo, que já existia — e foram surgindo, aos poucos, os bairros Jardim Botânico, Horto, Gávea e, mais para o fim do século XIX, Ipanema e Leblon.
Essa pequena explosão demográfica e o progresso da região, sobretudo no fim do século XIX e princípio do XX, foram ocupando as bordas da Lagoa. E, aos poucos, ela foi sofrendo sucessivos aterramentos.
  • Três curiosidades sobre a Lagoa:

A origem do nome
Em 1598, a Coroa vendeu o engenho para Diogo de Amorim Soares, que o chamou de Engenho do Amorim. Em 1609, virou Engenho do Fagundes, seu genro. Rodrigo de Freitas, um oficial de cavalaria, casou-se com a bisneta de Fagundes (ela com 35 anos, ele com 18) e, em 1712, o engenho passou a levar o nome dele.
Perdeu água
Devido aos aterramentos, a Lagoa perdeu quase a metade da sua área. Em 1809, seu espelho-d’água tinha 4,48 milhões de m². No século XX, com a construção do Jockey Club e o avanço da cidade para as bandas da Zona Sul, caiu para 2,3 milhões de m².
Chácara da Bica
Havia muitas chácaras, mas só uma ficava do lado esquerdo da Rua Jardim Botânico, e as terras dela avançavam sobre a Lagoa. Veja na foto acima. Lá, como se vê no anúncio, produzia-se o leite que abastecia as demais chácaras e, sobretudo, a população do bairro vizinho, Botafogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!