segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Outro passeio pelo comércio carioca

A única loja exclusivamente voltada
para a venda de partituras no Rio
vai fechar as portas no dia 31 de dezembro: 
a Músicas Oscar Arany ,
na rua das Marrecas, 40,
no Centro.




Engenheiro e músico amante das cordas — toca violoncelo, viola e violino —, Collatz, de 64 anos, dirige uma empresa de telecomunicações e conta com a ajuda de sua mulher, Marta, para administrar o negócio das partituras. 

A atividade paralela apareceu por acaso em sua vida há quase 30 anos. Frequentador assíduo da loja original nos anos 1970, ele desenvolveu aquela relação de cliente próximo com o dono Oscar Arany (1906-1992). O violoncelista húngaro Arany fugiu do nazismo na Europa em 1938 e, percebendo a dificuldade para se conseguir partituras no Rio, resolveu começar a importar exemplares para revender.
Oscar Arany fez parte da orquestra Sinfônica Brasileira, onde sentiu a falta de partituras clássicas em bom estado e começou a importar, montando assim a loja, no edifício Nilomex, 7 ° andar, na Avenida Nilo Peçanha, onde foi o antigo atelier do seu amigo arquiteto Henri Sajous.



  
Oscar Arany deixou o nome original de Sajous durante décadas, alem de anexar o dele. Neste mesmo endereço recebia a correspondência de seu amigo e a encaminhava.

Era uma loja frequentada pela nata da musica clássica brasileira que só tinha opção de comprar partituras quando viajavam e, eventualmente, a nata da bossa nova.


" A loja era frequentada 
por todos os maiores músicos da época
e também pelos estudantes.
Foi lá que comprei
as sonatas de Beethoven,
edição Breitkopf,
que anos depois dei de presente
a Guiomar Novaes"

Walter Beloch, agente musical que vive em Milão.


E mais comércio carioca nos próximos posts.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!