domingo, 27 de setembro de 2015

Parque Guinle

Há um rincão no Rio de Janeiro onde, secretamente, longe das lentes dos paparazzi, uma reunião um tanto quanto insólita acontece: Gabriel Medina e Papa Francisco se encontram para tomar um café da manhã.

O desjejum se passa pontualmente às 7h da manhã com muitas folhas no cardápio, e a prosa transcorre na mais completa paz — isso, é claro, se Lord, o ganso alfa do pedaço, não aparecer com sua sutileza habitual para interromper a interação da bicharada. Os animais não são os únicos a desfrutar do espaço.

 O Parque Guinle, em Laranjeiras, que andou meio “amarelo outono” no passado, está sendo renovado e anda cada vez mais florido — de flor e de gente também.

— Esse é o portão mais bonito do Rio de Janeiro! É mais vistoso do que o da Rainha Elizabeth, só que o dela está conservado, né? — elogia a voluntária Nedina Levy, batizada, de brincadeira, como a “prefeitinha” do Parque Guinle. — É de ferro fundido com bronze, mas não dá para ver, porque, em outros tempos, passaram tinta por cima do metal. Mas a prefeitura me prometeu que também irá reformá-lo, hein!




Nedina faz parte do grupo “Abraça Aves”, que, em parceria com a Subprefeitura da Zona Sul, está mudando a cara do parque. Seu caso de amor começou em 1986, quando decidiu levar sua filha pequena para brincar na região e prometeu que, no dia em que se aposentasse, iria trabalhar pela melhoria da área verde.

De um ano para cá, os 14 lagos foram desassoreados e o parque ganhou brinquedos de madeira, rampas de acessibilidade e areia nova para a área das crianças. O banheiro químico, que foi retirado, também será substituído por um de alvenaria em breve. Na lista de afazeres — ao lado da reforma do portão “mais bonito do que o da rainha” —, está a instalação de uma ponte.

A força de vontade dos moradores, que fazem vaquinhas, inclusive, para comprar ração para os animais da região, tem trazido de volta frequentadores que há muito não pisavam na grama do Guinle. Mãe de Maya, de um ano, Renata Paiva curtia num fim de semana recente seu terceiro namoro com o parque.

— Frequentava quando era bebê; mais tarde trazia minha primeira filha, que hoje tem 21 anos; e agora venho com a minha pequena. O parque está ótimo. No ano passado, eu vim e ele me pareceu abandonado, com brinquedos velhos. Cheguei a ficar triste com a situação — diz ela, reconciliada.

Recentemente, para fazer companhia para Medina e para o Papa Francisco, um casal de tucanos chegou de mansinho. Já fez quatro tucaninhos para engrossar a gurizada.


 


Reprodução/internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!