terça-feira, 10 de junho de 2014

o carioca Jornal dos Sports

A simpática presença da seleção da Holanda aqui pelas bandas de Ipanema e sua cor - laranja - tão sintonizada com os ares cariocas, me lembrou a Laranja Mecânica, lá atrás da Copa de 1974. Elogiada e favorita deslumbrou a todos.

Os jornais só tinham manchete pra ela, que até dividia as manchetes com a seleção brasileira.

O jornal carioca , o Jornal dos Sports era um deles. No confronto Brasil x Holanda ...


O Jornal dos Sports, jornal esportivo do Rio, foi  fundado pelo jornalista Argemiro Bulcão em 1931.
Ficou famoso por suas páginas em cor-de-rosa, inspiradas no jornal francês L´Auto e a ideia presente no nome do jornal era de valorizar todas as modalidades esportivas e ,inicialmente, cada edição tinha apenas quatro páginas, todas impressas em preto e branco e era vendida ao preço de 100 réis. Só em 23 de março de 1936, o jornal foi impresso pela primeira vez em página cor- de- rosa.

O Jornal dos Sports teve , tempos mais tarde, como proprietário o jornalista Mário Filho, que nas suas páginas escreveu uma série de crônicas defendendo a construção do estádio do Maracanã para a Copa do Mundo de 1950.

 À frente do jornal, Mário promoveu uma série de inovações. Nos anos 40, introduziu tiras e quadrinhos como forma de ilustrar a participação dos clubes no Campeonato Carioca de futebol. Também foi de responsabilidade de Mário Filho a criação de competições promovidas pelo jornal, como os Jogos da Primavera, em 1947, e o Torneio de Pelada do Aterro do Flamengo, em 1951. Além disso, propôs a criação do Torneio Rio-São Paulo de futebol. 

Passaram pelas páginas do Jornal dos Sports colaboradores como José Lins do Rego, Nelson Rodrigues, José Ramos Tinhorão, Alex Viany, Zuenir Ventura, Reinaldo Jardim,  Ziraldo,  Jaguar, Torquato Neto dentre outros.

Foi,também, no Jornal dos Sports que Henfil criou personagens que se tornaram mascotes das torcidas, como o Urubu (substituindo o marinheiro Popeye como símbolo do Flamengo).

Infelizmente, depois de sucessivas trocas de comando, o Jornal dos Sports  teve sua publicação encerrada em 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!