quinta-feira, 23 de maio de 2013

Os primeiros...no Rio de Janeiro

A construção do primeiro elevador no Brasil, foi no Palácio das Laranjeiras, no prédio hoje sede oficial do Governo do Rio de Janeiro, em 1906.

Foi um elevador importado da Otis Elevator Company, , empresa do americano  Elisha Graves Otis, primeiro elevador elétrico que se encontra com exemplar conservação até hoje, com suas características estéticas originais.
 
Mas, em funcionamento, o o elevador mais antigo em funcionamento situa-se no Castelo Mourisco, precisamente na fundação FIOCRUZ. O elevador tem cabine de mogno, cúpula de espelhos e portas internas de cristal bisotado. Foi instalado em 1909.


O primeiro hospital de tísicos do Brasil é o Hospital Nossa Senhora das Dores, no Rio de Janeiro.O hospital , em estilo suíço foi inaugurado em 1884 pelo Barão do Cotegipe.

Ele adquiriu uma chácara em Cascadura, na época considerada zona rural com sítios e propriedades para descanso. A velha mansão da chácara foi adaptada e aparelhada para atender tuberculosos carentes.

 Em 1914, sob supervisão de Oswaldo Cruz, foi inaugurado um novo prédio com 6 pavilhões. Em sua primeira solenidade teve a presença do Presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca, do Cardeal Arcebispo Dom Joaquim Arcoverde Cavalcanti, além de ministros e várias outras eminências. Pioneiro no atendimento aos tuberluosos e inclusive na medicina preventiva da doença, até 1965, permaneceu voltado somente para esse fim.


 foto - reprodução internet - Caminhos de Cascadura


pavilhões construídos posteriormente


capela

Durante vinte anos as Irmãs de caridade do corpo do hospital juntaram doações e até o dinheiro da venda das frutas produzidas pelas árvores que havia no terreno do Hospital para o erguimento da Capela. Em 1913 a nova capela foi erguida.
Uma placa na sacristia data a inauguração de 1917. A Capela é uma obra de arte em estilo arquitetônico com vitraux e imagens trazidos da França.


Ainda cabem outros registros para esse local:

  •  lá funciona  o primeiro elevador de carga do Estado do Rio de Janeiro
  •  hoje permanece além do marco histórico, como reserva ecológica de Cascadura, com muitas árvores frutíferas. 
  • Nos arquivos do Hospital consta um trabalho precioso sobre o bairro de Cascadura.  

2 comentários:

  1. Pode-se entrar nessa reserva ecológica para conhecer e tb a capela Nossa Senhora das Dores? OBG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode entrar em contato com o Hospital e obter essa informação. Telefone: (21) 3899-7949.
      Abs
      Elizabeth

      Excluir

Comente! Seja bem-vindo!