domingo, 24 de fevereiro de 2013

Em tempo de Oscar, no Rio de Janeiro

...vale recordar estréias de filmes premiados no Rio de Janeiro.

No dia 12 de setembro de 1940,às às 20h45m, começava a sessão de lançamento de E O VENTO LEVOU  no Cine Metro do Rio de Janeiro , da Rua do Passeio (à época, o único).



A avant-première de gala, aconteceu sob o patrocínio da Sra. Darcy Vargas, primeira-dama, em benefício da Cidade das Meninas. Com os 1.400 lugares inteiramente ocupados, no único intervalo da sessão, às 23 horas, o príncipe D. João de Orleans e Bragança, auxiliado pelas Srtas. Perla Lucena e Maria da Penha Affonseca e pelo Sr. Carlos de Laet, coordenou o leilão de exemplares da obra de Margareth Mitchell, autografados pelos astros principais e em rica encadernação oferecida pela Casa Vallele. 

Na platéia, conforme jornal da época, “a mais brilhante representação do nosso oficialíssimo Corpo Diplomtático e a elite patriota”, além do galã John Boles que, de passagem pela cidade, fez questão de participar da festa. 

 Diretamente de Hollywood, no mesmo dia na  Hora do Brasil, Clark Gable ,Vivien Leigh e o produtor David O. Selznick saudaram D. Darcy, mediados pelo locutor Luis Jatobá, e contaram alguns detalhes da filmagem.

Margaret Mitchell, de quem foram adquiridos,
 em meados de 1936, por 50.000 dólares,
 os direitos do seu romance Gone With the Wind.

Na sexta-feira, 13 - !!! -  o filme iniciou sua exibição normal no Metro, em sessões ao meio-dia, 16h e 20h a preços variados de acordo com o dia e a hora do ingresso no cinema, permanecendo oito semanas em cartaz. 


Vale recordar os filmes que estavam nos outros cinemas da cidade:   

  • Minha Esposa Favorita  
  • Carnaval de Veneza   
  • Rival Sublime  
  •  A Bela Lillian Russell 
  • Fogo nas Veias  
  • Último Encontro 
  • Charlie Chan e o Estrangulador 

Claro, que nenhum desses filmes conseguiu levar multidões aos cinemas como…E O Vento Levou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!