sábado, 8 de dezembro de 2012

Antigos bistrôs do Rio

A cidade do Rio de Janeiro é um lugar onde a boa gastronomia sempre bateu ponto nos cantinhos charmosos e por vezes até escondidos dos bairros.



Esses lugares se renovam, muitos desaparecem, outros se lançam com suas novidades atraentes.

O Rio de Janeiro já acolheu as petisqueiras, que eram restaurantes com comidas tipo comidinha de pensão, onde iguarias eram preparadas com simplicidade e muita... sustância. Cabritos, carneiros, assados, ensopados em porções fartas que se podia dividir. Muitos desses pratos ouvi falar pelo meu avô, fã de carteirinha das petisqueiras do Centro da cidade.

Quando a novidade da comida italiana começou a se destacar na cidade, dois lugares,  deixaram saudades no meu paladar: o restaurante La Bella Itália, no Largo do Machado e a Spaguettilandia.


Resultado de imagem para spaghettilandia cinelandia rio de janeiro

Lá pelos anos 60 ia com meus pais à La Bella Itáliaalmoçar aos domingos. Eles tinham um receptivo simpático, que para todas as crianças eles ofereciam uma bola de gás e a amarravam nas costas da cadeira. O salão ficava alegre e colorido pelas bolas. Foi lá que comi pela primeira vez um frango a parmegiana. Ah...aquele queijo derretido e o molho...quanta delícia! A Spaguettilandia e suas massas servidas em frigideiras, que vinham do forno direto pra mesa. Um molho a bolognesa dos deuses e o parmezon ralado na hora.

Outro cantinho delicioso que conheci:  o Bar Monteiro.





Quando trabalhava nos anos 80 na Travessa do Ouvidor, ali ia por vezes no almoço.Mas estou falando do antigo estabelecimento, o fundado em 1912, antes da reforma e reinauguração de 2008, ali na rua da Quitanda. Lá costumava me deliciar com os sanduíches diferenciados, a salada de batata, o pernil fatiado.Infelizmente, fechou em 2011.



São alguns do sabores cariocas  que após tantos  parmegianas, bolognesas  e refeições ,continuam  deliciosos e presentes na minha memória.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!