segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Museus Cariocas que poucos conhecem


Muita gente não sabe, mas o Rio tem um Museu da Cadeira. 


Ele fica em Botafogo.

 Trata-se de um salão apenas, no segundo andar do casarão ocupado pelo Espaço Cultural Maurice Valansi, que leva o nome do empresário francês responsável pela construção de salas de cinema cariocas como o Cine Paissandu. Richard Valansi, filho de Maurice, arquiteto e colecionador de cadeiras, depositou naquele pequeno espaço sua paixão por elas: são inúmeras peças com design assinado por nomes que vão de Sérgio Rodrigues a Le Corbusier.
Cadeiras de todos os tipos e desenhos espalham-se pelo chão, por prateleiras e até pelo teto, produzindo um belo efeito, numa espécie de emaranhado indecifrável, de onde vão se revelando, aos poucos, silhuetas que habitam o imaginário de qualquer um que se interesse minimamente por arquitetura e design.
Iniciativas como essa estão aí pra provar que nem só de grandes museus, centros ou institutos vive a cena cultural de uma cidade.  Parece-me muito interessante a idéia de ter espaços culturais diminutos, muitas vezes monotemáticos, pipocando aqui e ali.
Num dia em que você for a um dos cinemas de Botafogo, ou mesmo antes de um jantar num restaurante do bairro, ou ainda que esteja apenas andando a esmo por ali, encaixe no seu roteiro uma passadinha no Museu da Cadeira. Com perdão pelo uso do jargão mais gasto do universo jornalístico, eu diria que vale a visita.
Espaço Cultural Maurice Valansi – Rua Martins Ferreira 48 – Botafogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!