sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hoje é dia dos Santos Reis...



A tradição da Folia de Reis chegou ao Brasil ainda no período da colonização, pela mão dos portugueses. Essa manifestação folclórica era realizada na Península Ibérica, sendo comum a doação e o recebimento de presentes e a entoação de cantos e danças nas ruas e casas das cidades e vilas. 

A Folia de Reis festeja pelas ruas, com um mestre, uma banda, palhaços e uma bandeira carregada de simbologias e religiosidade.

No Rio de Janeiro, principalmente pelas ruas do subúrbios, grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro da cidade. O propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa, em troca por graça alcançada. 

Os  grupos formados por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal -  tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeon - mais os dançarinos, palhaços e outras figuras devidamente fardadas segundo as lendas e tradições locais. Todos sob a liderança do Capitão da Folia seguindo com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural. Um dos gestos mais conhecidos de fé ao poder da bandeira é beijar ou passar suas fitas pelo corpo, ou ainda amarrar dinheiro nelas.


Como Tim Maia disse em alegre canção


Hoje é o dia de Santo Reis...

... é o dia da festa...
Eles chegam tocando

Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando...

É o dia da festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!