domingo, 20 de novembro de 2011

MARIO LAGO, 100 anos

Nascido no bairro da Lapa, no Centro do Rio,à  Rua do Resende, nº 150, Mario Lago completaria 100 anos no próximo dia 26 de novembro.

Da Lapa disse certa vez

"A Lapa foi o chão de todos os meus passos. Na busca de caminhos e no encontro de atalhos que descaminham, na primeira ânsia e no último nojo, no último desencanto e na primeira afirmação. "

Ator, compositor, radialista, escritor, poeta, autor teatral, militante sindical e político, Mário Lago foi muitos. E muitas deverão ser as homenagens a esse carioca que dizia que a sua cidade é que era importante, não ele. Era viciado no Rio.

"O Rio é vício realmente, você é dependente dele.. É a beleza... As montanhas do Rio têm contorno de mulher, uma mulher deitada. O Rio de Janeiro é um orgasmo."

E a ela, à cidade do Rio de Janeiro, fez  Meu Rio, Meu Vício sua única parceria com Braguinha, música que, aliás, nunca foi gravada e será lançada somente esse ano.


É meu estado de alma permanente,
Meu vício, meu amor mais verdadeiro.
Por onde quer que eu ande
Sempre está presente
Rio de Janeiro.

Andei por outras terras, outros mares,
Vi o céu de outros lugares por aí.
Mas nada como o Rio de Janeiro,
É meu santo padroeiro...

Meu feitiço fico aqui. 




Quando completou 80 anos, em 1991, concedeu a entrevista abaixo.





Em 1948, Mário Lago escreveu seu primeiro livro " O povo escreve suas histórias na parede".

O projeto Mario Lago 100 anos disponibiliza esse livro. Clique no título e curta!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!