sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O ROCK NO RIO_parte 2

O rock chegou ao rádio, nos anos 50, pelas mãos de dois radialistas:  Jair deTaumaturgo e Carlos Imperial.

 Na Rádio Mayrink Veiga, Jair deTaumaturgo apresentava Hoje é dia de Rock, programa que levou para as tardes de domingo na TV Rio,mostrando os jovens talentos à procura do sucesso.

Na foto, abaixo, um Roberto Carlos,  iniciante, no programa da TV Rio.



Na Rádio Tupi, Carlos Imperial apresentava o programa Clube do Rock, onde lançava artistas desconhecidos. Imperial também passou pela  Radio Guanabara , com Os Brotos Comandam, programa que levou para a TV Continental. Também apresentou Festival de Brotos na Tv Tupi e Brotos no 13, na TV Rio. Foi um grande incentivador e descobridor de ídolos do rock nacional, padrinho de dezenas de artistas que estourariam na década seguinte.

Carlos Imperial foi contratado para apresentar e fazer o show de abertura de Bill Halley no Maracanãzinho. Levou a tropa de jovens que faziam parte do seu programa Clube do Rock.
Dentre eles... um tal de...Roberto Carlos.

 

Carlos Imperial ao violão,
Roberto Carlos, o primeiro à esquerda, de topete,  e
 Cauby Peixoto à direita de Imperial,
que gravou o primeiro rock original em português,
“Rock and Roll em Copacabana“, escrito por Miguel Gustavo




Cauby Peixoto gravou na RCA Victor em 30 de janeiro de 1957,
com lançamento em maio do mesmo ano (78 rpm ).
Curiosamente, este raríssimo registro nunca saiu em LP de vinil!



Aliás, Roberto Carlos fez parte de uma das primeiras turmas de rock genuinamente nacional: A Turma do Matoso ( da Rua do Matoso)-  vidrada no som de Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard -  de onde saiu uma banda denominada Tijucanos do Ritmo, que se transformaria em The Sputiniks. A formação trazia Roberto Carlos,Arlênio Livio, Welington e Tim Maia.

Tim brigou e foi cantar sozinho. Roberto também foi cantar sozinho. E o Arlenio reestruturou o grupo vocal com  Edson Trindade, Ze Roberto, China e convidou um novo amigo, Erasmo Carlos.

Daí surgiram os Snakes. Eles passaram a fazer vocal para o Tim Maia ,o Little Richard brasileiro, e para o Roberto Carlos, o Elvis Presley brasileiro, como Carlos Imperial os apresentava em seu programa.





Também foi um carioca do Catete , Sergio Murilo, o primeiro roqueiro brasileiro a mexer os quadris em frente às câmeras da tv, em 1965, apesar de ter seguido a linha de um rock romântico, cópia do estilo das baladas americanas. Versões foram seus maiores sucessos como Broto Legal , Marcianita e Querida. 





Mais um pouco das histórias do Rock no Rio...amanhã.
´


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!