sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Saudades da Atlântida...sempre!

No dia 18 de setembro de 1941, a Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil, que criou a chanchada, foi fundada no Rio de Janeiro por Moacir Fenelon e José Carlos Burle.


Abertura dos filmes da Atlântida, no cinema


Durante quase dois anos ela produziu somente cinejornais, o primeiro deles, o Atualidades Atlântida.

O primeiro grande sucesso da empresa, por incrível que pareça foi um drama, Moleque Tião , lançado em 1943, baseado na vida do ator Grande Otelo e por ele estrelado. Hoje, infelizmente, não existe nenhuma cópia do filme.

Aos poucos a linha dos filmes da produtora foi se modificando e ficando mais leves, trazendo o humor inocente e a influência dos musicais da Broadway.

Dois pontos foram importantes na trajetória da Atlântida: o filme Tristezas Não Pagam Dívidas, de 1944, quando Oscarito e Grande Otelo atuaram juntos pela primeira vez e a estréia de Watson Macedo, em 1945, que se transformou num dos grandes diretores da companhia.

Mas é com Este Mundo é um Pandeiro, de 1947, que a chanchada transforma-se na marca registrada da companhia. Nele, Watson Macedo delineia com grande precisão as características fundamentais das chanchadas como a paródia à cultura estrangeira, Hollywood em particular, e crítica às mazelas da vida pública e social do país.

Desse filme, consta a cena clássica em que Oscarito imita Rita Hayworth no fime Gilda.

Com a saída e Watson Macedo, estréia na Atlântida, em 1953, outro jovem diretor, Carlos Manga. Seu primeiro filme na companhia, A Dupla do Barulho, foi um grande sucesso.

E depois, vários outros vieram... Nem Sansão Nem Dalila, paródia do clássico Sansão e Dalila, de Cecil B. DeMille, Matar ou Correr, sátira do longa Matar ou Morrer, de Fred Zinnemann, famoso nos anos 50 pelo gênero faroeste; Carnaval Atlântida, uma brincadeira contando a história da produtora de um tal "Cecílio B. de Milho". Também curtimos Colégio de Brotos, De Vento em Popa - com Oscarito dançando rock´roll- , O Homem do Sputnik, Os Dois Ladrões, e a impagável "cena do espelho" com Oscarito imitando os trejeitos de Eva Todor e vários outros. A lista é longa: 66 filmes até 1962.

Cena do espelho em Os Dois Ladrões


Que bom que vi muitos e muitos deles. E revi vários!

Ah! filmes da Atlântida...
... de doces lembranças de Oscarito e Grande Otelo, Cyll Farney, Anselmo Duarte, Eliana, Fada Santoro, Adelaide Chiozzo, Sonia Mamede, José Lewgoy, Renato Restier, Jaime Filho, Violeta Ferraz, Zezé Macedo e várias estrelas de uma constelação especial que encantava minhas matinês de infância.

Um comentário:

  1. Esta impagável cena do espelho foi surrupiada no filme Cuidado com as Gemeas, vale a pena ver !

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!