quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Praia do Flamengo, 132

A UNE, União Nacional dos Estudantes ,foi fundada no Rio de Janeiro em agosto de 1937.

A sua sede, na Praia do Flamengo número 132, foi originalmente o prédio da Sociedade Germania, inaugurada em 1929, e que funcionou ali até 1942, quando pela Segunda Guerra Mundial, após a Convenção dos Chanceleres em janeiro desse ano, o país rompeu relações diplomáticas com a Alemanha.

Com o início dos torpedeamentos dos navios brasileiros o clube fechou no mês de maio.

A UNE em seguidas reformas muito desfigurou o belo prédio, fechando o terraço com telhas de zinco e outras alterações sem sentido, no interior. Infelizmente, o que restava do fausto alemão desapareceu no violento incêndio do dia 1 de Abril de 1964 e demolido em 1980.

Sede da UNE, Praia do Flamengo, 132

Praia do Flamengo, 132,
quando ainda era o prédio original da Sociedade Germânia

A primeira sede própria, porém, da Sociedade Germânia foi inaugurado em 27 de Agosto de 1900, à Praia do Flamengo número 60 ( foto abaixo), e fechada em 1929 ,com a mudança para a então nova sede, no número 132.



Praia do Flamengo número 60


A Sociedade Germânia foi fundada por imigrantes estrangeiros, principalmente alemães, no mês de agosto de 1821, num pequeno restaurante na Rua dos Ourives, atual Rua Miguel Couto, no centro da Cidade.
No ano de 1862, D. Pedro II, Imperador do Brasil, aprovou o estatuto pelo decreto número 2.698, de 6 de setembro, com o seguinte texto, respeitada a grafia da época:

"Concede à sociedade allemã GERMANIA
autorização para continuar a exercer suas funções e approva os respectivos
estatutos.

Attendendo ao que representou a sociedade allemã Germania, estabelecida neste côrte e de conformidade com a minha immediata resolução de 17 de julho do anno passado, tomada sobre parecer da secção dos negócios do império do conselho do estado, exarado em consulta de 11 de junho do mesmo anno; hei por bem, para que a dita sociedade possa continuar a exercer as suas funcções, aprovar os respectivos estatutos, com a declaração: 1o de que ficão salvas as disposições legislativas ou regulamentares relativas aos casos de dissolução da sociedade; 2o de que as alterações que nelles se fizerem, ficarão dependendo de approvação do governo imperial.

O Marquez de Olinda, conselheiro de estado, senador do império, presidente do conselho de ministros, ministro e secretário de estado dos negócios do império, assim o tenha entendido e faça executar.

Palácio do Rio de Janeiro, em 6 de Setembro de
1842, 41o da Independência e do Império.

Com a rúbrica de Sua Magestade o Imperador.

ass. Marquez de Olinda"


Um comentário:

  1. É incrível imaginar que a Praia do Flamengo fosse ladeada apenas por casas lindas como essa que era sede do Germania...nostalgia.

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!