segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Millôr Fernandes

Hoje é aniversário do carioca Millôr Fernandes.



Nascido Milton no subúrbio carioca do Méier - 16 de agosto de 1923 - já no final da adolescência optou por Millôr. E estava ali pronto o novo nome próprio, com o qual vem assinando, desde então, sua extensa obra de escritor, humorista, desenhista, artista plástico, dramaturgo, tradutor e também de mais um título: o de inventor do frescobol.

Famoso por não ser saudosista, certa vez em uma entrevista, disse que só existe algo em que o mundo tenha sido melhor do que hoje:

"Ah, sem dúvida: Ipanema nos anos 60. Fui morar lá em 1954. Meu edifício foi o primeiro, tive que espantar os índios da praia. Não havia sinal de trânsito. O Rio era uma aldeia. Antes disso eu morava na avenida Atlântica, a duas quadras do meu amigo Sérgio Porto. É impressionante o modo como a gente trabalhava. Eu ficava na praia até as onze. Todo dia tinha mil coisas para fazer, mas às sete da noite estava no bar Vilariño, às nove no Juca's Bar. Como pode? Não sei. Levava para a praia um cestinho com os jornais, ia escrevendo uns negócios e guardando ali, enquanto a gente conversava. Foi quando inventamos o frescobol."
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!