quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dunas de Ipanema

A Praia de Ipanema começa hoje uma saudável volta ao passado.


O Globo Online registra hoje que alunos de escolas municipais vão fazer, a partir das 10h, o plantio de 2.800 mudas em cerca de 300 metros quadrados de canteiros cercados na areia, entre as ruas Farme de Amoedo e Vinícius de Moraes. O objetivo do projeto é recuperar e preservar as dunas da praia. Para isso, já foi despejada no local areia retirada do canal do Jardim de Alah. A vegetação ajudará na fixação das dunas.


Primeiro, serão recuperadas duas dunas. Até setembro, serão cinco no total. A tubulação de águas pluviais, hoje aparente, ficará coberta pela areia e pela vegetação. A meta é levar o projeto até o Arpoador, totalizando 18 dunas recuperadas numa área de 7.025 metros quadrados. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2011. A espécie de planta escolhida pelos técnicos para o projeto foi a Ypomeia. A planta é ainda mais importante quando a cidade enfrenta ressacas e ventania.


Se observarmos fotos antigas, veremos a vegetação de restinga.

Foto/ Reprodução: Augusto Malta


Veja aqui as dunas nos anos 70.

Nos anos 40, na administração de Henrique Dodsworth a vegetação de restinga foi recuperada. O urbanista e arquiteto Azevedo Neto, incluiu nessa recuperação da vegetação um tratamento paisagístico completo, que ainda tinha a finalidade de diversificar o uso da praia e até mesmo fazê-la ser frequentada parcialmente à noite.

Foto Internet/ Reprodução: Foi um Rio que passou

Além das espécies rasteiras, foram plantados coqueiros, bromélias, feitos arranjos com pedras e plantas e instalados equipamentos como iluminação pública, em postes do tipo americano, quiosques de sapê para vendas de bebidas e pequenos lanches, brinquedos e alguns equipamentos de ginástica. Tudo isso também resolveu o problema do carreamento de areia para as pistas da Av. Vieira Souto, já que o calçadão junto à areia foi contruído somente nos anos 60.

As dunas começaram a ser plantadas pela Prefeitura, na gestão anterior, há dois anos atrás, na altura do Posto 10, e, hoje estão, neste trecho, bonitas e recuperadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!