domingo, 11 de abril de 2010

Hoje se comemora o dia da Divina Misericórdia

A Misericórdia, grande devoção católica, desde muito foi marco na cidade. Começou por batizar um caminho que se tornou importante no percurso da geografia carioca: a Ladeira da Misericórdia, inicialmente chamada de Ladeira do Descanso. Ela foi o primeiro caminho a ligar a várzea ao Morro do Castelo, ainda em 1567, quando a cidade foi transferida do Morro Cara de Cão, para um local mais seguro, o Morro do Castelo.

ladeira da Misericórdia - foto/ autor desconhecido
reprodução livro Era uma vez o Morro do Castelo


A Ladeira precedeu a Rua da Misericórdia, que é a primeira rua da cidade. Ela foi aberta como prolongamento da ladeira, mas seu nome inicial foi Caminho de Manuel de Brito, porque se estendia até a sesmaria que a ele pertencia, numa península que ficou conhecida pelo nome de Praia de Nossa Senhora, depois Prainha.

A Rua da Misericórdia tem grande importância na história da cidade, pois lá funcionou a primeira Alfândega, a Cadeia, a Câmara, o Tribunal da Relação, que condenou Tiradentes à forca, e os demais inconfidentes à prisão e, ao degredo, e, ali, também se instalou, em 1823, a primeira Assembléia Constituinte do Brasil independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!