quinta-feira, 22 de abril de 2010

Desrespeito ao Rio

Ontem o evento surpresa da Igreja Universal do Reino de Deus na praia de Botafogo causou vários transtornos a quem queria curtir o feriado.
O evento estacionou milhares de ônibus - 4000 ônibus(!) - por ruas do Flamengo, Botafogo, Centro, fechando dezenas de ruas, e impediu a livre circulação de carros e transportes em geral; fechou as pistas do parque do Flamengo que há mais de 20 anos durantes fins de semana e feriados são áreas de lazer. Ontem não foi. Lá só tinha ônibus. Fotos aéreas chocam, mostrando o que aconteceu.
Mas hoje o susto foi outro.
Nunca se viu tanta sujeira. Nem mesmo em réveillon ou carnaval.
Cheiro de urina dominava um bairro inteiro. O Parque do Flamengo - além de tombado pelo IPHAN, uma unidade de conservação do meio ambiente - amanheceu em estado lastimável. Papel e restos de comida, embalagens espalhadas impunemente. Uma cena triste e revoltante. Indescritível.
O meio ambiente, os moradores do local e a cidade do Rio de Janeiro foram ignorados e desrespeitados pelos organizadores do evento e de quem daquilo que aconteceu, participou. E pior, de quem autorizou.
POUCO CASO!
Uma pergunta que ficou sem resposta: como uma Prefeitura fecha ruas, um parque, praticamente dois bairros inteiros, acessos a toda Zona SUL, sem , pelo menos consultar seus moradores ? Com certeza, mais uma vez, como nos desabamentos e enchentes recentes, o que aconteceu mostra, DE NOVO, por parte da Prefeitura, o despreparo, a ignorância do que realmente iria acontecer, e sua dimensão.
Depois do ocorrido, veio o pedido de desculpas do Prefeito. Desculpas? Será que é por aí?
O RIO QUE MORA NO MAR não podia se calar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!