quinta-feira, 18 de março de 2010

Arquitetura Carioca

Dois destaques nas edificações da cidade ficam no bairro do Flamengo, bairro da minha infância. São eles:

A Igreja da Santíssima Trindade, à Rua Senador Vergueiro nº 141, decorada com vitrais de Tournel e 18 estátuas em pedra de Chauvigny, medindo 2 metros de altura, autoria de Gabriel Rispal, escultor nascido em Bordeaux e estabelecido em Paris.

Foto de 1948: A Cidade Maravilhosa - Livraria Kosmos - reprodução
e o

Edifício Tabor Loreto, Praia do Flamengo nº 244, na esquina da Praia com a Rua Paissandu.


Foto: Reprodução - ViverCidades / foto: Eleonora Figueiredo de Souza

Ambos os projetos, exemplares muito bonitos da arquitetura Art Déco no Brasil, são do grande arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous, um dos expoentes máximos desse estilo, também autor do projeto do Edifício Biarritz, também na Praia do Flamengo. Essas três edificações, no Flamengo, são tombadas pelo Patrimônio Histórico no nível municipal.

Como curiosidade, pra quem conhece a cidade de São Lourenço em Minas ( adoro! saudades!) , Henri Sajous é o autor do projeto do Parque das Águas - encomendado pelo Comendador M. Francisco de Souza Costa, proprietário da Villa Arnaga, em Cambo-les-Bains, França - com seu grande lago artificial, o prédio do Balneário, estabelecimento termal para banhos carbo-gasosos - inaugurado em 1935 - e outras dependências, implantados em meio a parques e jardins, como a linda Fonte Vichy.

A construção do Parque fez da cidade destino constante de cariocas, a partir de sua inauguração, onde iam fazer uma "estação de águas".

3 comentários:

  1. De fato, Henri Paul Pierre Sajous foi um dos expoentes máximos da arquitetura da época. Muita coisa mudou na arquitetura carioca.
    O Portal Flex tem uma matéria chamada "Arquitetura Carioca".

    http://www.flexeventos.com.br/secoes/artigos/30,arquitetura-carioca.aspx

    ResponderExcluir
  2. Elizabeth

    Também somos fãs de Henri Sajous, mas não conhecemos esse projeto do Edifício Flamengo, na esquina da Praia com a Rua Ferreira Vianna. Onde você obteve essa informação ?

    Mauro Almada
    alMada@vivercidades.org.br

    ResponderExcluir
  3. Em resposta a Almada:

    A informação sobre Sajous aparece no Guia de Arquitetura da Cidade do Rio de Janeiro, publicado pela Prefeitura da Cidade, 4 volumes -- [volume Art Deco no Rio de Janeiro], Editora Casa da Palavra, 2000, página 55.

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!