domingo, 17 de janeiro de 2010

Olha São Sebastião aí gente!

Desde o dia 11, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, está levando a imagem do padroeiro da cidade, São Sebastião, a diversos pontos da cidade.

As comemorações de São Sebastião acontecem nos nove dias que antecedem a data de São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro.

Essa semana o percurso é:

Dia 18
8h: saída da Catedral de São Sebastião
8h45: Estação de Trem do Corcovado, subida para o Cristo Redentor Retorno para a Catedral de São Sebastião
15h30: saída da Catedral de São Sebastião
16h: Comando Militar do Leste Retorno para a Catedral

Dia 19
9h30: saída da Catedral de São Sebastião
10h30: Visita ao local de desabamento no Morro S. Sebastião, Praça Seca Retorno para a Catedral de São Sebastião
15h30: saída da Catedral de São Sebastião
16h45: Paróquia S. Sebastião, Tijuca Retorno para a Catedral de São Sebastião

Dia 20
15h: saída da Procissão, da Paróquia S. Sebastião, Tijuca em direção à Catedral de São Sebastião, onde D. Orani dará a bênção à cidade e depois será encenado o Auto de São Sebastião.

A missa solene na Catedral encerra as homenagens.

Ontem, a imagem do padroeiro do Rio de Janeiro foi abençoar a Cidade do Samba.

Antes, a carreata com a imagem do santo passou pelas quadras das escolas. Segundo o seminarista Vitor Hugo, que estava representando a assessoria de imprensa da Arquidiocese, o evento vai desmistificar a idéia de que a Igreja vê o Carnaval como uma festa profana:

Queremos reabrir o diálogo entre a cultura e a religião. Esse evento vai desmistificar essa visão de que a Igreja vê o carnaval com maus olhos. A Igreja apóia qualquer tipo de expressão popular - explicou ele.

Estavam todos lá. A bateria, as baianas, os puxadores, as passistas, os padres e o ...arcebispo.

Isso mesmo!

O evento também serviu para colocar um ponto final na relação de conflito entre a Igreja Católica e o mundo do Carnaval, que sempre brigam pelo uso de imagens religiosas nos desfiles.

Depois de falar para os sambistas e fiéis que estavam em uma tenda, montada pela arquidiocese no centro da Cidade do Samba, Dom Orani participou de um mini-desfile, com direito a carro de som, bateria, baianas, porta-bandeira e até passistas.

A imagem do santo foi recebida ao som do Hino do Padroeiro, cantada pelo intérprere Leonardo Bessa e embalada pelas baterias do Salgueiro e Portela. Após a benção de Dom Orani foram cantadas as músicas: Ave Maria, por Ronaldinho do Cavaquinho; Festa do Círio de Nazaré, por Dominguinhos do Estácio.

No fim do desfile, o arcebispo e alguns padres caminhavam ao lado do carro do Corpo de Bombeiros que trazia a imagem de São Sebastião.
Dom Orani sorriu, tirou fotos, beijou a bandeira de todas as escolas e entrou no ritmo, cantando Cidade Maravilhosa junto com a bateria e os puxadores.

ESSE É O RIO!
VIVA SÃO SEBASTIÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!