domingo, 4 de outubro de 2009

Viva São Franciso de Assis!

O Rio de Janeiro também tem sua Paróquia de São Francisco de Assis. Ela fica no bairro do Rio Comprido, à Rua Caetano Martins, 42 e sua história começou há quase 65 anos atrás.

Paróquia de São Francisco de Assis - década de 40
" No dia 01 de janeiro de 1945 o Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, por decreto, criou 15 novas paróquias. Entre elas, a que viria ser mais tarde a Paróquia São Francisco de Assis da Estrela.
Há mais de 60 anos atrás o que é a Paróquia de São Francisco pertencia parte à Paróquia de Nossa Senhora da Salette, no Catumbi, parte à Paróquia Espírito Santo, no Estácio, parte a Paróquia de Santa Teresa. Quando foi criada, pensou-se o nome de São Pedro de Alcântara e nada existia no local para abrigar a futura Matriz.
Com a chegada dos Frades Menores Conventuais, oriundos da América do Norte, em 1946, sua Eminência não só concordou de cede-lhes a nova jurisdição como também em trocar-lhe o nome, dedicando a já criada paróquia a São Francisco de Assis.
Visitando o bairro, ladeado por morros, os Frades Americanos, hospedados na Casa dos Saletinos, no Catumbi, concluíram ser a Rua Caetano Martins, 42, o melhor local para a edificação de um templo provisório. A propriedade foi comprada e em menos de dois anos a
capelinha estava edificada.
No dia 02 de agosto de 1947 sua Eminência, o Cardeal Jaime de Barros Câmara consagrou e inaugurou a Paróquia de São Francisco de Assis da Estrela, agradecendo a Deus pela presença dos Frades Norte Americanos recém-chegados dos Estados Unidos para uma missão desafiadora junto aos morros locais. Era urgente fazer chegar a Palavra de Deus aquele povo que se aglomerava nas encostas, fugindo do interior para ganhar a vida na cidade grande.

O primeiro Pároco provisionado foi Frei André Ehlinger,OFMConv, em 31 de julho de 1947 e até 2005, a paróquia já teve a graça de ser administrada por 17 párocos, ajudando a escrever a história missionária desta Comunidade Paroquial.

Pelo pedido do Capítulo Provincial de 18 de junho de 1945, o Reverendíssimo Padre Provincial, Frei Daniel Lutz, OFMCOnv., acompanhado por Pe. Cirilo Orendac, OFMConv., vieram ao Brasil. Chegara, ao Rio de Janeiro no dia 23 de dezembro de 1945 em busca de missões ou outro trabalho de característica missionária. Hospedaram-se com os Padres Missionários da Salette, cujo Superior era Norte-Americano, Pe. Amos Francis Connor. Foram ter com o Sr. Em. Cardeal James de Barros Câmara, que os recebeu gentilmente e ofereceu uma nova Paróquia no Bairro do Rio Comprido. Aceitaram. Encontraram o terreno dos Carusos com um prédio espaçoso na Rua Caetano Martins, 42, o que serviria muito bem aos fins da Paróquia.
Custou Cr$750.000,00. O Conselho aprovou. Também foi decidido comprar a casa vizinha, número 48. Os Padres regressaram aos USA deixando o Pe. Connor para fazer os negócios. Constituiu-se a Associação Franciscanos Menores Conventuais para fazer os negócios. No dia 05 de setembro de 1946, Pe. Daniel, com 74 anos de idade, voltou ao Brasil com mais três frades para tomar posse e começar os trabalhos. Hospedaram-se com os Padres da Salette até os moradores deixarem a casa, o que sucedeu no dia 05 de janeiro de 1947. Os três padres foram: Pe. André, professor e bibliotecário no Seminário maior, com 37 anos; Pe. Bernardino, Coadjutor da Paróquia Santa Maria em Montreal, Canadá, com 33 anos e Pe. Herman Siebert, com 27 anos, professor no Ginásio de Trenton. Os três eram norte-americanos da Província da Imaculada."
( fonte: Paróquia de São Francisco do Rio de Janeiro)

Paróquia de São Francisco do Rio de Janeiro, nos dias atuais
*************

Hoje, também acontece a reinauguração do Parcão da Lagoa, o simpático parque BOM PRA CACHORRO - e pros que os amam também! - , lá na Lagoa, com campanha de adoção do Abrigo da Serra e Benção de São Francisco de Assis às 10:00 as 16:00 horas.

O Parcão da Lagoa Rodrigo de Freitas fica em frente ao Corte do Cantagalo .

No local também serão recebidas doações, haverá um bazar beneficente, venda de camisetas e adoção de animais.

IMPORTANTE!
Todos os animais disponíveis para Adoção são Dóceis, Saudáveis, Castrados, Vacinados e Vermifugados. Estão esperando por uma Família que possa lhes dar uma vida digna e muito amor!
Com certeza eles saberão retribuir com seu amor, sua fidelidade, amizade e companheirismo sem igual.


A Adoção é feita mediante entrevista e com a aceitação do Termo de Adoção, visando a Posse Responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!