sábado, 5 de setembro de 2009

Aniversário da Ilha do Governador

Esse mês vamos comemorar outra Ilha da nossa cidade : a Ilha do Governador.
Com cerca de 40 quilômetros quadrados é o bairro mais antigo do Rio . Se a data do aniversário é consenso - dia 5 de setembro - a idade é controversa. Alguns moradores dizem que são 507 anos, pois a Ilha teria sido avistada em 1502 pela expedição de Américo Vespúcio, que nomeou os acidentes geográficos do litoral fluminense. Outros que ela completa 442, levando-se em contra a data que ela passou a pertencer ao Governador, que lhe deu nome, Salvador Correia de Sá .

De qualquer maneira, vamos comemorar
e dar um passeio por recordações
e curiosidades desse local tão carioca!
Os índios a chamaram de Paranapuã, Parnapuem, Parnapocu, Paranapicu, Parapecu, e os portugueses de Ilha do Gato, em alusão aos maracajás, felinos semelhantes à onça, bastante numerosos à época.
Aliás, no final da Ilha, no bairro do Bananal, existe a Pedra da Onça, que reproduz um maracajá e está ligada a uma lenda.
Pedra da Onça - Pintura de Leonidia Machado - reprodução

Conta essa lenda que uma índia da tribo ali localizada ia todos os dias, no fim da tarde, até a praia, com seu gato maracajá que criava desde filhote e lá ficava a mergulhar da pedra durante horas. Um dia, porém, a jovem índia mergulhou e não mais voltou, ficando o gato a esperá-la, olhando para o mar até não mais agüentar e morrer de fome, apesar da tentativa dos índios em retirá-lo do local. Essa lenda, não confirmada pelos historiadores, inspirou um grupo de moradores, na década de 1920, a erguer o monumento em homenagem à fidelidade do animal. O artista plástico Guttman Bicho projetou e esculpiu o maracajá,. Em 1965 a estátua original, já bem castigada pelo tempo, foi substituída por outra que lá está até hoje.
Lindo, não?
Verdade ou não, a lenda atravessou os tempos contada pelos moradores do local e a Pedra da Onça é um lugar mágico onde qualquer pessoa sente um impulso irresistível de sentar numa pedra e ficar observando o mar, como quem espera ver a jovem índia emergir das águas e assim acalmar o espírito do fiel gato maracajá que, com certeza, ainda ronda o local esperando sua dona voltar.

Na maior ilha da Baía de Guanabara
, "o Governador" Salvador Correia de Sá montou o primeiro engenho de açúcar da Guanabara e ela se tornou ocupada e explorada, incorporando-se à vida do Brasil português.

Em agosto de 1872
, segundo o recenseamento geral do Império, a população da Ilha do Governador era de 2.782 habitantes; em dezembro de 1890 já no primeiro recenseamento republicano, a população da Ilha do Governador era de 3.991 habitantes. Em 1900 o recenseamento já encontrou, na Ilha do Governador, 5.616 habitantes. A Ilha hoje, desdobrada em 14 bairros tem uma população de cerca de 500.000 habitantes.

Em 20 de junho de 1834
, o Decreto nº 5 constituiu a primeira escola masculina da Ilha do Governador e fixou o ordenado de professor em 350$000 (trezentos e cinqüenta mil réis) anuais. Que fortuna!

A ponte do Galeão foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1949. Finalmente acontecia a ligação da Ilha do Governador com o continente. Com 370 metros, ela figurou durante muitos anos como a ponte de maior extensão do mundo. Planejada desde o início do Século XX, essa ligação acarretou o crescimento da população e fez com que a Ilha do Governador perdesse, aos poucos, sua tranqüilidade típica.

No dia 1º de fevereiro de 1952
aconteceu a inauguração do antigo Aeroporto do Galeão, hoje terminal de cargas. Durante mais de duas décadas tornou-se o principal complexo aeroviário da cidade.
Nesse mesmo ano, houve o primeiro grande estardalhaço no aeroporto, quando uma legião de fãs esteve à espera da cantora cubana Maria Antonieta Pons - a Rainha da Rumba - que desembarcou à noite por lá.
Eu que já fui moradora da Ilha, em tempos mais calmos e bucólicos, comemoro com saudade aquele tempo, de uma Praia da Bica, onde muito banho de mar tomei , sua calçada cheia de palmeiras imperiais e que já foi a Copacabana da Zona Norte.



Praia da Bica - Pintura de Albano Agner de Carvalho ( 1899 – 1992 ) - reprodução

 
Hoje, infelizmente, a praia não tem mais balneabilidade . Pena!
Esse ano, também, na Ilha, se comemora os 90 anos do simpático e tradicional clube Jequiá Esporte Clube.

VIVAS À ILHA DO GOVERNADOR!
*************
Imagens das pinturas gentilmente cedidas por Jaime Moraes, do excelente fotolog sobre a Ilha do Governador.

Um comentário:

  1. BLOGILHA - Comunidade na Internet Mídia e Comunicação... 1970-2010©Blogilha um trabalho voluntário internacional para lembrar dos bons tempos da Ilha do Governador ... Feito para você Feito por você !!! envie suas fotos comentários sobre a Ilha participe... Este Blogs e Orkut tem com unica finalidade de informação e divulgação sem outros fins. visite o nosso blog http://ilha70.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!