segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

VOCÊ SABIA?

O porquê do nome do Jardim de Alah, jardim que delimita os bairros de Ipanema e Leblon?

Reprodução - Renee Haas


O nome é referência ao filme "The Garden of Allah", com Marlene Dietrich e Charles Boyer, que fez muito sucesso há 70 anos atrás, em 1938, na época da inauguração das obras do Prefeito Henrique Dodworth.
Três praças formam o seu conjunto: praça Almirante Saldanha da Gama (próximo à praia), a praça Grécia (próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas), e a praça Paul Claudel , a praça intermediária.Com projeto original de José da Silva Azevedo Neto, - importante arquiteto e pouco lembrado - teve inspiração francesa, com caramanchões românticos e inúmeros bancos. A arborização é basicamente formada de amendoeiras e abricós-da-praia. O jardim ladeia um amplo canal navegável - anterior ao projeto do jardim - entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Oceano Atlântico, no qual foram instalados deques para embarque e desembarque de pessoas. Estava prevista ainda, originalmente, a colocação de gôndolas para passeios na Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo a Prefeitura da época chegado a adquirir duas unidades.
Nos anos 50 e 60, era possível alugar pedalinhos para navegar pelo canal, sendo uma opção de lazer muito procurada pelos cariocas.


Reprodução - Arquivo Nacional
Mas de José da Silva Azevedo Neto falaremos mais amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!