quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Silas de Oliveira

Nascido no subúrbio de Madureira, em 1916, desde menino freqüentou as rodas de samba, apesar da resistência do pai, professor e pastor protestante . O pai, dono do Colégio Assumpção, arrumou uma vaga de professor de Português, tão logo concluiu o Científico, pretendendo que ele abandonasse o gosto pela música.
Ledo engano. Acaba conhecendo Mano Décio, e através dele, o jovem de classe média sobe os morros cariocas atrás das rodas de samba e freqüenta os tradicionais pagodes nas casas das tias baianas.

Silas de Oliveira é considerado o criador do samba-enredo e o mais importante compositor desse estilo, de todos os tempos. Pela estrutura de sua melodia e letra, maneira da introdução de temas e divisões.
Em 1947, um decreto oficial do então Presidente da República Getúlio Vargas, exigia que as escolas desfilassem com temáticas nacionalistas em seus enredos. Silas de Oliveira e Mano Décio tinham composto o samba-enredo Conferência de São Francisco - conhecido também por A Paz Universal - , para a escola de samba Prazer da Serrinha, agremiação carnavalesca da qual faziam parte, mas seu presidente não aceitou a inovação e cancelou a apresentação no momento do desfile. Dias depois era fundado o Império Serrano, por descontentes, dentre eles, Silas de Oiveira.
Silas dedicou 28 anos de sua vida ao Império Serrano e nesse período fez 16 sambas-enredo para a escola, dos quais 14 foram apresentados no desfile oficial.
Dentre seus sambas , alguns se tornaram-se clássicos do gênero, Os Cinco Bailes da História do Rio – em parceria com Dona Ivone Lara e Bacalhau , de 1965, Heróis da Liberdade, de 1969, em parceria com Mano Décio e que teve problemas com a censura do regime militar, e é aclamado como o melhor samba-enredo de todos os tempos.
Outro clássico é Aquarela Brasileira, de 1964, que guarda a curiosidade da chegada da triste notícia de que Ary Barroso, o homenageado do enredo, havia acabado de morrer, no momento em que a Império Serrano ia entrar na avenida para o desfile, em 9 de fevereiro de 64.
O nome de Silas de Oliviera, após sua morte em 1972, foi dado à principal rua da favela do Morro da Serrinha, morro que divide os subúrbios de Vaz Lobo e Madureira.

Um comentário:

  1. Elizabeth, lindíssima a sua homenagem ao Natal e aos seus leitores. Não se podia esperar outra coisa deste lindo blog. Meus parabéns.
    Eu lhe desejo um Natal maravilhoso, e um Ano Novo com tudo de bom. Que os seus principais desejos e anseios sejam realizados. Fique com Deus e com Jesus.
    Grande abraço.
    Adelino e família toda.
    PS - Vibrei com aquela propaganda da Souza Cruz. Trabalhei lá durante 9 anos, nas década de 50/60...
    Abs

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!