domingo, 23 de novembro de 2008

A ARTE DE VIVER

Trechos de uma bela palestra para uma reflexão de domingo.

"O PARAÍSO É O MUNDO DO BELO

...para que possamos transformar o Rio de Janeiro no Mundo do Belo, nós vamos precisar embelezar o coração das pessoas, para tirar as mágoas, ressentimentos, incompreensões e todos os demais sentimentos negativos...

Para mudar, precisamos desenvolver a ARTE. E a ARTE mais difícil é a ARTE DE VIVER, a ARTE DE VIVER BEM.

Para começar é preciso ZERAR. Deus atribuiu a cada um de nós o LIVRE-ARBÍTRIO. Há pessoas que têm facilidade para mudar, para renovar-se (igual ao camaleão), outras não conseguem nunca. O EGOÍSMO e o APEGO criaram “cascas” tão grossas, tão profundas em nossos corações e mentes que a pessoa não tem forças para mudar e acompanhar o ritmo do DIA. Quando começa a ser “ILUMINADA” (pela Luz de DEUS) se desespera com o aparecimento de sua “Sombra”.

Muitas vezes, essa “Sombra” vem acompanhada de dor e a pessoa faz tudo para voltar para a escuridão (na escuridão não tem sombra). Não tem forças, nem FÉ, nem coragem, nem sabedoria, nem paciência, nem percepção para perseverar, se elevar e se tornar mais útil a DEUS. Começar do ZERO, muitas vezes, é uma benção. É tirar todas as “cascas”, purificar todo pensamento e sentimento negativo; enquanto houver “casca”, haverá “sombra” e significa que ainda não começou do ZERO.

E o que significa o ZERO? Ele é uma circunferência, você pode ou não colocar o ponto no centro da circunferência. O ponto colocado no centro da circunferência passa ser o seu eixo (é como a roda de um veículo: se não tiver o eixo ou este estiver desalinhado, o veículo não vai a lugar nenhum). Este ponto é o seu ESFORÇO MÁXIMO, é QUEBRAR O SEU LIMITE, é desenvolver a INTELIGÊNCIA DA PERCEPÇÃO VERDADEIRA, é aprofundar a limpeza do seu sentimento em busca da evolução e da perfeição. É planejar profundamente, colocando todo o seu AMOR, a sua GRATIDÃO, a sua SABEDORIA.

É decidir respeitando a ORDEM, as DIRETRIZES, a HIERARQUIA, ÉTICA e DIGNIDADE. É vivificar tudo que existe ao seu redor. É dar vida a TODAS as pessoas e coisas. É tirar todo o seu GÁ (ego) sem EGOÍSMO e sem APEGO. É aprofundar-se na sua FUNÇÃO, criando FORMAS adequadas para cada situação. Isto vale para todas as situações, seja na FAMÍLIA, no TRABALHO, na ESCOLA, na SOCIEDADE como um todo.

É colocar-se na posição da outra pessoa e ficar atento a todo pensamento e sentimento negativo que surgir na sua mente e em seu coração, não se deixando levar por eles.
Procedendo assim, tenho a certeza de que conseguiremos entrar no Mundo do BELO, o PARAÍSO, que existe dentro de cada um de nós.

Vamos, então, começar a dar valor ao BELO. Chegou a hora, realmente, de realçar a BELEZA. É o BELO por fora (na nossa moradia, no nosso trabalho, na nossa missão, etc) e, principalmente, o BELO interior (sentimento, palavras e ações). O fundamental é a LIMPEZA. Não é só a parte externa, tem que ter BELEZA e LIMPEZA interior.

Têm pessoas que convivem com a fealdade achando que é normal. Interiormente, ela foi educada a não se incomodar com a fealdade. Então, mudar isto nas pessoas não é tarefa fácil. Têm que ensinar às pessoas o máximo de higiene, não só física, material (limpeza pessoal, da casa, dos filhos, etc). Têm que ensinar às pessoas o máximo de higiene, limpeza espiritual, para não macular o espírito. A pessoa tem que aprender a praticar o BELO, ter noção do BELO, colocar o BELO em sua VIDA.

Os LARES têm que ser assim: TUDO NA MAIS PERFEITA ORDEM, COM LIMPEZA, LUZ, CLARIDADE e FLOR, IMPREGNANDO DE BELEZA TODAS AS PESSOAS E TODAS AS COISAS, GERANDO A VERDADEIRA HARMONIA, SAÚDE E PROSPERIDADE.

Vamos todos nesta luta, para que possamos, juntos e unidos, realmente, estabelecer nesta Cidade Maravilhosa chamada Rio de Janeiro, o PARAÍSO TERRESTRE."

( trechos da palestra sobre o tema O MUNDO DO BELO- Luiz Sérgio Lazary - Coordenador da Fundação Mokiti Okada - Rio de Janeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!