sexta-feira, 21 de novembro de 2008


Antônio Carlos de Mariz e Barros ( 1835 / 1866) foi um militar brasileiro que combateu e morreu na Guerra do Paraguai.
Capitão-Tenente , carioca, filho do Visconde de Inhaúma, o almirante Joaquim José Inácio, durante a Campanha do Paraguai comandou honrosamente em diversas excursões o encouraçado Tamandaré e no Passo da Pátria, foi ferido no joelho direito, por uma bomba. Com grande coragem arrancou com as próprias mãos a perna, que ficara presa. Transferido para o vapor Onze de Junho, hospital de sangue da esquadra, teve amputada o resto da perna, ocasião em que recusou o alívio do clorofórmio, e ordenou que lhe cortassem a perna, lhe dessem um charuto acesso, que fumou tranquilamente durante a amputação.
À meia noite deste dia , com convicção de que morreria, mandou pelo médico que lhe assistia, um recado a seu pai: "soube sempre honrar seu nome".

Na sessão de 16 de novembro de 1874, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em memória de um dos mais distintos oficiais da armada imperial, considerado herói da Guerra do Paraguai, trocou a denominação da Rua Nova do Imperador para Rua Mariz e Barros.

2 comentários:

  1. Blog delicioso o seu. Chega a dar uma inveja boa, de ter tido a mesma idéia. mas que bom que vc a teve. Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. vim logo olhar este rio (brigada Lóri), que mora no mar... quase como o meu...

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!