sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Roberto Menescal

É um dos maiores nomes do movimento que originou a Bossa-Nova . A música invadiu sua vida desde sempre. Aprendeu vários instrumentos, mas foi mais forte a partir de uma academia de violão, fundada com Carlos Lyra. Lá deu aulas, entre outros, para Nara Leão.

Iniciou sua carreira profissional em 1957, acompanhando ao violão a cantora Sylvinha Telles e em 1958, formou, juntamente com Luiz Carlos Vinhas, Bebeto, Henrique e João Mário, o Conjunto Roberto Menescal. Por esse tempo participou da gravação do disco "Os Garotos da Bossa Nova", deu os primeiros passos como compositor, veio a amizade e grande parceria com Ronaldo Bôscoli. "O Barquinho", composição da dupla, de 1961, o levou ao famoso Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York, em 1962. Que como conta o próprio Menescal "nesse Festival tinha de tudo, até Bossa-Nova".

Além de Ronaldo Bôscoli, seu grande parceiro, compôs com Paulinho Tapajós, Lula Freire, Carlos Lyra,Marcos Valle, Chico Buarque, Joyce, dentre outros.
Clique na foto abaixo e ouça Ah! Se eu pudesse,
de Menescal e Bôscoli,
com o próprio Menescal e Wandá Sá

A bela letra de Ah! Se eu pudesse
Ah!, se eu pudesse te buscar sorrindo
E lindo fosse o dia, como um dia foi
E indo nesse lindo, feito para nós dois
Pisando nisso tudo que se fez canção
Ah!, se eu pudesse te mostrar as flores
Que contam suas cores para a manhã que nasce
Que cheiram no caminho quem falasse
As coisas mais bonitas para a manhã de sol
Ah!, se eu pudesse, no fim do caminho
Achar nosso barquinho e levá-lo ao mar
Ah!, se eu pudesse tanta poesia
Ah!, se eu pudesse, sempre, aquele dia
Ah!, se eu pudesse te encontrar serena
Eu juro, pegaria sua mão pequena
E juntos vendo o mar
Dizendo aquilo tudo, quase sem falar

Roberto Menescal aniversaria amanhã.
PARABÉNS!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!