quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Canção RIO

O título RIO QUE MORA NO MAR é um dos versos, que adoro, da linda canção RIO, de Menescal e Bôscoli.

Uma lembrança do amigo do blog, Olef, me inspirou, fui pesquisar e juntei a outras lembranças para falar dessa canção.
Ela guarda duas curiosidades.

Em 1962, havia um programa na TV RIO, canal 13, apresentado pela cantora Marlene, exibido todas as terças-feiras, às 21h15m e patrocinado pelas Casas Garson, especializada em eletrodomésticos. O programa era o “Garson garante o espetáculo”.

Um dos quadros desse programa era o “O compositor e eu”, onde Marlene recebia, a cada semana, um compositor. Foi numa dessas apresentações que ela, junto com Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal apresentaram, pela primeira vez, a música RIO .

Outro fato curioso relacionado a essa música, quem conta é Luiz Carlos Miele, em uma de suas tantas histórias . Certa vez, o Bôscoli disse a Caetano Veloso que gostaria de ter escrito seu verso " ...Caminhando contra o vento/ Sem lenço e sem documento...", que o achava fantástico. Caetano, respondeu que nem chegava perto daquele que ele escreveu, que era tudo. Simples e genial. Qual verso? " É sol, é sal, é sul..." .

Então... recordemos a letra!

Rio que mora no mar
Sorrio pro meu Rio que tem no seu mar
Lindas flores que nascem morenas
Em jardins de sol
Rio serras de veludo
Sorrio pro meu Rio que sorri de tudo
Que é dourado quase todo o dia
E alegre como a luz Rio é mar,
Eterno se fazer amar
O meu Rio é lua
Amiga branca e nua
É sol, é sal, é sul
São mãos se descobrindo em tanto azul
Por isso é que meu Rio da mulher beleza
Acaba num instante com qualquer tristeza
Meu Rio que não dorme porque não se cansa
Meu Rio que balança
sorrio, sorrio, sorrio, sorrio, sorrio

2 comentários:

  1. Ah meu Rio! Tão lindo que és, como nenhuma outra que possa chegar aos seus pés!
    Mas hoje tão cheia de culpas ante este Brasilzão que morre de pena em ver-te assim legada à maldade dos humanos que injustamente a deturpam e desmoralisam... Mas com tudo isso, Rio, eu te amo pois igual a tí outra não há, em beleza e simpatia, apesar de todos os contratempos que vens enfrentando e, Deus queira, um dia dêles te livrarás!

    ResponderExcluir
  2. AH, meu RIO DE JANEIRO
    quanto trabalho me dás....
    mas eu nunca deixo de te amar!!!!
    És meu orgulho, minha vida , meu tudo!!!
    Te amo inteiro, de norte a sul,
    de leste a oeste!
    Meu amor é declarado, cantado , poetisado....
    Tu és a beleza da terra, o rei do mar!
    TU ÉS TUDO ISSO
    E MUITO MAIS....

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!