sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Alô, alô Prefeito!


Há muito defendo o que sempre chamei de "quem é quem nas ruas do Rio", inclusive motivo de projeto de livro.

Recentemente a Prefeitura da cidade começou a trocar as placas, inserindo tal informação. Antes tarde do que nunca!

No entanto, já há algum tempo um fato me intriga: as placas da rua Conselheiro Lafayette, em Copacabana - em todas as suas esquinas - , não constam quem foi Conselheiro Lafayette (simplificado para Lafaiete).

Curioso é que as placas das outras ruas que fazem esquina com ela, têm lá quem foi "Francisco Sá" , "Júlio de Castilho", por exemplo, duas de suas esquinas. Mas o Conselheiro, coitado, não.

Aí vai para o sr. Prefeito, um breve resumo de quem foi o ilustre Conselheiro, para que ele peça ao " pessoal das placas" para refazê-las. Dr. Lafayette merece!


Lafayette Rodrigues Pereira foi advogado, jornalista, jurista, orador, político, diplomata e conselheiro de Estado, senador, jurisconsultor e estadista brasileiro. Mineiro, veio morar no Rio de Janeiro e exerceu a advocacia até 1910.

É um dos nomes mais importantes da história da jurisprudência no Brasil.

Foi autor de Direitos de Família (1869) e Direito das Cousas (1877), livros considerados muito importantes na história do direito brasileiro, e que deram consistência ao seu exercício.

Além de lidar com textos jurídicos, envolveu-se também em uma polêmica literária histórica, ao defender a obra de Machado de Assis das críticas injustas - o tempo provou - de Silvio Romero. Considerada uma das primeiras análises consagradoras do romancista, Vindiciae - livro que reuniu os artigos publicados dessa defesa - garantiu a eleição de Lafayette para ocupar a vaga de Machado de Assis, Cadeira n. 23, na Academia Brasileira de Letras.

Foi eleito em 1º de maio de 1909 e tomou posse por carta, lida e registrada na Ata de uma sessão, num mês de setembro, há quase 100 anos, no dia 3 de setembro de 1910.

Morreu no Rio de Janeiro em 29 de janeiro de 1917 .

É muita coisa para uma placa estar em branco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!