quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pequenos paraísos secretos do Rio



Imagine uma praia praticamente secreta, com uma espécie de piscina natural, a menos de 50km do Centro do Rio? Ou uma cachoeira emoldurada pela Mata Atlântica, em meio a movimentação intensa da grande Tijuca?

 No Rio, existem alguns pequenos paraísos secretos e pouco explorados pelos moradores da cidade, que podem ser uma boa opção de passeio para esse começo de ano. Conheça alguns deles:

Praia do Secreto - Recreio dos Bandeirantes

Praia do Secreto, no Recreio 
Quem passa pela Estrada do Pontal pode não imaginar que, a poucos metros dali, existe um pequeno pedaço de paraíso. Localizada entre a Praia da Macumba e a Prainha, no Recreio, Secreto é uma pequena piscina natural de difícil acesso que, como o nome sugere, é pouco conhecida até mesmo para os moradores da região. Para chegar até ela, é preciso andar pelas pedras a partir da Praia da Macumba ou subir pela estrada que liga Macumba e Prainha, e descer pela trilha de terra e pedra, que é bastante íngreme. O esforço recompensa, mas é preciso ficar atento às marés: as muito altas ou muito baixas fazem com que a piscina desapareça.

Parque Estadual do Grajaú - Grajaú


A cachoeira Mãe D’Água fica no Grajaú, dentro do Parque Estadual do Grajaú Fotos Hudson Pontes / Agência o Globo.
O Parque Estadual do Grajaú está localizado no bairro de mesmo nome e estende-se sobre a encosta nordeste da Serra dos Três Rios até os limites do Parque Nacional da Tijuca, seu vizinho mais famoso. É um ótimo passeio para quem gosta de aventura e escalada, e tem como marco a Pedra do Andaraí, com altitude de 444 metros. Dentro do parque também está localizada a cachoeira da Mãe D’Água, cujo acesso é feito através de uma caminhada de 20 minutos partindo do final da Rua Marianópolis.

Praia do Perigoso - Guaratiba




De perigosa, a praia só tem o nome. O paraíso da foto acima fica localizado em Guaratiba, na zona oeste do Rio, e é tranquilo e quase deserto, frequentado principalmente por surfistas. Quem se animar a conhecer a praia deve ir de carro ou ônibus até Barra de Guaratiba, e descer na estação Ilha de Guaratiba do BRT. De lá, é preciso subir a trilha pela Rua Parlon Siqueira, na Praia do Canto. São cerca de 1,5Km de caminhada na floresta, que demora mais ou menos 40 minutos. É importante levar tudo aquilo que quiser consumir, pois no local não há a circulação de ambulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!